+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Veja o que considerar ao contratar softwares de automação industrial

Veja o que considerar ao contratar softwares de automação industrial

Acidentes podem ser evitados, produções podem ficar mais ágeis e a rentabilidade está pronta para aumentar! Tudo isso apenas com o uso de Softwares de automação, veja mais!

Você concorda que a constante repetição em sequência de atividades de produção está obsoleta? Entende que os colaboradores da sua indústria têm que lidar com altas temperaturas, máquinas de corte e a segurança deles te preocupa? É hora de pensar em contratar softwares de automação industrial!

Entender quais fatores devem ser levados em consideração para tomar essa decisão é essencial. Enxergar o problema que te trouxe até aqui foi o primeiro passo de uma jornada de sucesso na busca de rentabilidade, aumento da produtividade e otimização do tempo de produção do seu serviço.

Apresentamos agora quais condições devem ser analisadas para contratar um software de automação industrial.

 

Porque aplicar um software de automação industrial

Aumentar o índice de produtividade e agilizar o tempo de produção são os principais objetivos desse tipo de software. Para tal vamos analisar agora quais são as razões para obter um.

 1. Segurança

Como já dissemos, os riscos encontrados ao lidar com atividades de proporção industrial são grandes. Inserir na sua indústria um software de automação possibilita a desintermediação da produção. Dessa forma é possível garantir a segurança de todos os colaboradores envolvidos.

Ter um sistema de segurança adequado é compreender e aplicar a simplificação necessária para que não se corra riscos desnecessários.

Imagine depender do manuseio humano para cuidar de todo o ciclo de vida de um sistema de alarmes, por exemplo? Pra que isso não seja necessário existe o software de gerenciamento de alarmes.

  2.Produtividade

Agilizar a realização de tarefas sem perder a precisão é o cenário ideal de toda indústria. Assim, compreender que para tal feito, as vezes é necessário que a execução de algumas tarefas seja simplificada, passando por menos intermediários, é fundamental. 

Na prática isso pode acontecer com a aplicação de um CLP, por exemplo.   

  3.Qualidade

A precisão é algo imprescindível na supervisão de quantidades e temperaturas. A falha na medição de algum desses pode resultar em terríveis acidentes ou gastos exorbitantes e desnecessários.

O uso de softwares de automação resulta em um processo melhor qualificado. Nesse caso, um sistema supervisório seria o ideal para um desenvolvimento objetivo.  

  4.Rentabilidade

Esse fator é o que chama mais atenção dos gestores das indústrias. Tendo em vista que esse é o ponto de partida da análise que se atrela aos tópicos anteriores para o êxito da instalação de softwares de automação.

Ajustar o sistema às suas necessidades pode assustar à primeira vista. Entretanto, perceber os pontos fortes dessa mudança é primordial para o estabelecimento de prioridades.

Através dessa modificação estrutural o tempo de produção é reduzido gerando um maior índice de resultados gerais.

 

O que é preciso para ter um software de automação

Agora que já entendemos quais os benefícios de instalar softwares de automação na sua indústria, vamos as condições para obter sucesso nessa jornada!

Para que este suporte funcione é necessário que se avalie nas plantas industriais a garantia de que há adequações para o desempenho com segurança e qualidade. Desta forma atentemos aos seguintes pontos:

Documentação

Revisar as mudanças realizadas e atualizar os documentos vigentes previne o risco a acidentes. Imagina se acontece um erro em um equipamento não mapeado? Os danos podem ser irreparáveis e não é isso o que queremos.  

Ferramentas

São muitos os utensílios necessários para validar todos os requisitos e benefícios aqui listados. Desde os computadores e cabos aos painéis e planilhas de controle, é de suma importância que tudo esteja alinhado corretamente com as demandas da planta com disponibilidade à capacitação do suporte.

Padronização

Então, você já conhece o vendor list da sua indústria? Pois bem, este conhecimento, juntamente com os modelos de materiais – marcas de IHM, CLP e sistemas supervisórios, por exemplo – são importantes para reduzir o depósito de itens proeminentes. 

Equipe habilitada

Embora ter uma documentação atualizada, ferramentas aptas e padronização industrial sejam pontos de extrema relevância para implementação de softwares de automação, sem uma equipe capaz de gerir e trabalhar com tudo isso de que adianta essa empreitada?

Capacitação frequente do seu time é a melhor forma de garantir o sucesso das produções da sua indústria. Gerar e compartilhar conhecimento, de forma a alinhar a aprendizagem dos membros mais antigos aos mais novos é essencial para um desenvolvimento de alta performance do seu serviço.

Backup

Armazenar corretamente os dados obtidos através do softwares de automação, sejam eles coletados por meio de um sistema supervisório, um controlador lógico programável ou uma IHM, é a principal missão para uma coleta de informações plausível.

De que vale absorver um monte de dados obsoletos? Administrar o histórico de informações com um backup atualizado faz toda a diferença na hora de corrigir e evitar novos problemas.  

 

Como podemos ajudar?

Seguir todos os requisitos e ser beneficiado plenamente pelo uso de softwares de automação pode não ser um caminho tão simples. Contudo, nós da Logique Sistemas podemos te ajudar. Uma das soluções que já trabalhamos é o BR-AlarmExpert para o seu gerenciamento de alarmes! 

Mas claro, nos conte o que a sua indústria precisa e podemos encontrar a solução ideal! 

Independente do tipo de solução é importante escolher um suporte com estrutura sólida. Dessa forma, a manutenção será minimamente necessária.

 

Conclusão

Afinal, conforme vimos neste conteúdo muitas são as razões para obter um software de automação industrial. Desde reduzir o custo da produção ao aumento da produtividade com qualidade. São esses alguns benefícios que asseguram um melhor fluxo de fabricação no seu negócio.

Já está pronto para implementar esse método prático na sua indústria? Caso tenham restado algumas dúvidas é só entrar em contato conosco através do e-mail mluiza.januario@logiquesistemas.com.br e ficaremos felizes em ajudar! 


Postado por Maria Luiza Januário

Um pouco sobre o autor (a): Publicitária em formação, apaixonada por comunicação que escolheu falar através do Marketing Digital.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados