+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • OPC HDA: como ter acesso aos seus dados armazenados

OPC HDA: como ter acesso aos seus dados armazenados

Saiba mais sobre OPC HDA (Historical Data Access), um protocolo de acesso a dados históricos que conecta todas as informações para facilitar seu trabalho

O padrão OPC para leitura de dados se estende em diversas funções.

Desde a leitura em tempo real através do OPC DA a alertas de eventos e alarmes pelo OPC A&E. A prevenção de acidentes e acompanhamento de informações dentro da indústria é ainda mais eficaz quando utilizado o OPC UA. Este reúne todas as funções em um único padrão de interoperabilidade, que conecta todos os dados e unifica o processamento dos mesmos.

E mais, dentro do padrão OPC, ainda há o OPC Historical Data Access (OPC HDA), que iremos abordar com mais detalhes nesse texto.

Continue lendo e conheça mais sobre mais um protocolo de dados da OPC Foundation.

Funcionamento

O OPC HDA é utilizado para recuperar e analisar dados históricos. Através dele, dos mais simples arquivos a sistemas mais complexos podem ser acessados e usados para otimizar processos, controles, regulações, etc.

Assim como o OPC DA, a arquitetura do OPC HDA também se baseia numa relação cliente-servidor. Dessa forma, as empresas utilizam essa tecnologia para sincronizar historiadores de processos e, também, compensar qualquer interrupção de leitura em tempo real.

Do mesmo modo que o outros OPCs, o OPC HDA funciona através de objetos COM/DCOM em sua estrutura para realizar o armazenamento e comunicação dos dados.

Aplicações

A principal aplicação do OPC HDA é acessar dados históricos para leitura, e isso pode acontecer de diversas formas. Desse modo, aplicativos podem utilizar o HDA para armazenar dados, permitindo assim a criação de um banco de dados. Também pode ser usado para transferir de maneira automatizada informações entre historiadores de processos.

Da mesma maneira, o OPC HDA permite a leitura de variáveis armazenadas a partir de definições do OPC Cliente, acessando servidores OPC preestabelecidos. Sendo assim, essas variáveis podem ser definidas de acordo com marcadores de tempo especificados e acompanhadas posteriormente, sendo esses dados de qualidade ou quantidade estabelecidos no OPC Servidor.

Especificações

Há apenas uma especificação do OPC HDA. Ela facilita o desenvolvimento de servidores OPC para acessar os dados históricos em diversas linguagens de programação. Também, pode ser integrada ao OPC DA e armazenar informações de maneira padronizada.

Igualmente, as maneiras como as trocas de dados, como eles são adicionados ou excluídos e a organização da base de dados é toda feita através da interface OPC HDA.

Além disso, para otimizar ainda mais os processos industriais, o OPC HDA é capaz de ler e escrever dados passados (sejam eles novos ou uma atualização de dados antigos). Isso o permite prever variáveis, além de realizar análises e fornecer dados resumidos, como valores médios, mínimos e máximos.

Vantagens e desvantagens

A princípio, a maior vantagem oferecida pelo OPC HDA é a possibilidade de acessar dados passados. Agindo como historiador e banco de dados, ele acessa os valores de qualidade e quantidade armazenados no servidor. Isso ocorre a partir de um determinado ponto específico da história do chão da indústria.

Contudo, a desvantagem que temos é a mesma identificada no OPC DA e OPC A&E. Assim como as outras especificações do OPC, o HDA é restrito ao sistema operacional Windows. No entanto, para utilizar entre sistemas operacionais (SO) diferentes, o OPC UA está aí para reunir todas as especificações OPC e permitir que dados de máquinas entre diferentes SO se comuniquem.

Que tal aplicar o OPC HDA na sua indústria?

Você se interessou por este ou outros assuntos? Gostaria de saber mais sobre automação industrial e como aplicar na sua indústria? Entre em contato conosco! Envie um e-mail para victor.saatmam@logiquesistemas.com.br ou clique aquimarque uma conversa com a gente.

E mais, se gostou do conteúdo, confira o nosso blog.


Postado por Victor Saatmam

Um pouco sobre o autor (a): Publicitário e aspirante a produtor de conteúdo. Amante de livros, filmes e café e se infiltrando cada vez mais no mundo da tecnologia.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados