+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Descubra o que é Integração de Dados e por que você deveria aplicá-la a sua indústria

Descubra o que é Integração de Dados e por que você deveria aplicá-la a sua indústria

Entenda de forma simples o conceito de Integração de Dados, qual a sua importância dentro do ambiente industrial e os pontos chaves para a sua aplicação.

Dentro de uma indústria, independente do ramo de atuação, nos deparamos sempre com uma enorme quantidade de dados sendo gerados.

Esses dados são provenientes de diversas fontes. São dispositivos, tarefas, processos, colaboradores e sistemas diferentes emitindo saídas a cada segundo. Em resumo, origens e tipos de comunicação diferentes para cada conjunto de dados.

Agora, imagine lidar com esses mesmos dados de forma dispersa, tendo que encarar diversas fontes e linguagens diferentes, além de se preocupar com a compatibilidade entre eles. Nada simples, não é mesmo?

Pensando em facilitar essa tarefa, foi então desenvolvida a Integração de Dados.

A seguir, iremos apresentar os pontos mais relevantes sobre o assunto. São eles:

  • O que é integração de dados;
  • Como funciona;
  • Qual a sua importância;
  • Como aplicar à sua empresa.

Continue lendo e entenda mais sobre o assunto!

O que é integração de dados?

A integração de dados é a tática de reunir dados de diferentes fontes a fim de produzir informações importantes e proporcionar uma visão mais consistente acerca da organização.

Dessa forma, é possível combinar todos os dados relevantes de um processos produtivo em um único lugar.

Seu objetivo não é apenas captar estes dados. Além disso, a integração promove o armazenamento e a apresentação padronizada e coerente, tudo isso de forma segura.

 

Como funciona a integração de dados?

Para realizar a integração há então a associação de técnicas de processos, para reunir os dados, e de negócios, para gerenciá-los.

De modo genérico, em um sistema de integração de dados serão registradas as fontes de entrada dados, que são os locais onde os dados são originados.

O sistema elimina então a preocupação com a compatibilidade entre dispositivos, visto que consegue ter domínio sobre os dados independente desse fator.

Os dados são então apresentados e gerenciados todos em um único lugar.

 

Qual a importância da integração de dados dentro do cenário industrial?

Sabemos o quão corrida é a rotina de qualquer função dentro da indústria. Então, lidar com dados em diversas fontes gera maior dispêndio de tempo, tanto na procura de uma informação específica quanto na análise da mesma.

A sua importância consiste então em simplificar a forma de lidar com os dados.

Integrar os dados não significa somente agrupá-los em um único lugar. Organizá-los também faz parte dessa tarefa e promove um ambiente prático e sistêmico.

A utilização da integração de dados proporciona a economia de tempo e esforço, que podem ser aplicados em outras atividades, contribuindo assim para uma maior eficiência.

Do ponto de vista dos clientes, internos ou externos à organização, a integração de dados favorece também respostas mais rápidas.

Além disso, cada fonte de dados tem seu modelo e características. Ao conseguir integrar os dados sem a dependência de compatibilidade, o processo ganha ainda mais flexibilidade, eficiência e qualidade.

 

Como aplicar a integração de dados à sua indústria

Podemos listar 3 elementos como ponto chave no processo de integração de dados: os dados, o sistema a ser utilizado e os colaboradores.

Dados

Antes de mais nada, é necessário a compreensão acerca dos dados de sua empresa.

De quais as fontes são provenientes, como estão previamente organizados e qual a finalidade de cada um deles são algumas das variáveis a serem pensadas antes integração de dados.

Essa análise prévia contribui para que a integração possa ser aplicada da forma mais efetiva possível.

A imagem a seguir mostra exemplos de fontes de dados. As mesmas podem ser utilizadas no sistema de integração de dados desenvolvido por nós da Logique Sistemas, o Logique Data Integrator.

Exemplos de fonte utilizadas na integração de dados

Sistema utilizado

Entendidas as necessidades do negócio é hora de escolher um sistema para realizar essa atividade. E esse é um ponto crucial.

O software adequado proporciona um melhor processo de integração, o atendimento de suas necessidades e maior relação custo-benefício.

É sempre importante procurar um fornecedor com a expertise necessária para te ajudar a atingir os objetivos definidos, e que estes sejam sempre adequados a sua realidade.

Por exemplo, em uma situação em que a quantidade de dados sofre grande aumento ao longo do tempo, é importante atentar para uma solução escalável e que se adapte a cada nova exigência.

Vale ressaltar que um erro nessa escolha irá gerar uma série de consequências negativas. Exemplos são: desperdício de investimentos em tempo, esforço, capital e, claro, resultados destoantes do esperado.

 

Colaboradores

O último ponto chave nessa tarefa são os colaboradores. Apesar do senso comum poder pensar que todo trabalho de integração será feito unicamente através de um software, as pessoas também impactam nessa tarefa.

Elas serão responsáveis pelo controle e operação do mesmo, além das análises dos resultados gerados. Investir em capital humano é então peça fundamental para aproveitar ao máximo a integração de dados.

 

Pronto para aplicar a integração de dados?

Neste post pudemos compreender de forma simples o conceito de integração de dados e como a mesma impacta no cenário industrial.

Além disso, você pode otimizar ainda mais os resultados de sua organização dentro desse aspecto com 5 estratégias essenciais para melhor aproveitar os dados industriais que preparamos aqui no blog.

Caso tenha restado uma dúvida ou queira mais alguma ajuda sobre o tema, basta encaminhá-la para o meu e-mail, paula.andrade@logiquesistemas.com.br. Será um prazer te ajudar!


Postado por Ana Paula Andrade

Um pouco sobre o autor (a): Graduanda em Engenharia de Produção que caiu por um acaso no mundo do marketing digital.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados