+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Indústria 4.0: Iniciativas e evolução ao redor do mundo

Indústria 4.0: Iniciativas e evolução ao redor do mundo

Conheça os esforços e iniciativas que os países do mundo estão articulando no contexto da indústria 4.0

A visão e o conceito da Indústria 4.0 claramente se tornaram globais

Nos EUA, a Indústria 4.0 está de fato tendo um impacto muito importante nas iniciativas de fábricas inteligentes (smart factories), especialmente com a colaboração com o Consórcio Industrial da Internet.

Além disso, há um número crescente de organizações e países onde a Quarta Revolução Industrial está sendo adotada a todo vapor. Exemplos incluem o Reino Unido (Indústria 4.0 e o trabalho em torno do 4IR, abreviação de 4ª revolução industrial pela EEF), Japão (onde existe uma colaboração com a Iniciativa de Robot Revolution), China (onde o esboço da Indústria 4.0 está pautada no projeto “Made in China 2025“) e outras inúmeras iniciativas da União Europeia (UE).

Confira a seguir, de forma ilustrativa, um pouco sobre as iniciativas tomadas pelos países ao redor do mundo no que concerne o contexto da indústria 4.0.

Iniciativas dos países ao redor do mundo:

Indústria 4.0 ao redor do mundo

A realidade 4.0 não se trata apenas de fábricas com alto grau de automação. Nesse novo contexto, a chamada “indústria inteligente”, com todas as suas máquinas e insumos, dialogam e trocam dados entre si ao longo das operações industriais.  

Além disso, é seguindo esses aspectos e tecnologias que a Indústria 4.0 saiu da Alemanha para ganhar o mundo!

“O governo alemão queria tratar de um salto de mudanças tecnológicas, de inovações que permitem
alcançar um grau disruptivo de digitalização da produção industrial”,

Assim afirma David Kupfer, professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador executivo adjunto do projeto Indústria 2027.

Desse modo, esse projeto pode ser considerado um dos primeiros e tímidos passos aqui no Brasil rumo à Indústria 4.0.

A iniciativa da CNI em parceria com institutos de economia da UFRJ e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), visa explorar as oportunidades e os desafios que a indústria brasileira enfrentará nos próximos dez anos.

Uma das vertentes do projeto é voltada para as mudanças no perfil dos trabalhadores que a nova realidade irá provocar. Fala-se aqui na integração de diversas formas de conhecimento, o que, certamente exigirá profissionais multidisciplinares. Nesse sentido, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou em 2017 cinco cursos voltados à era da chamada “manufatura avançada”. Tais cursos terão foco na exploração de big data, internet das coisas, conexão entre máquinas, dentre outros.

Para finalizar…

Se você acha que seus amigos também irão gostar de conferir esse conteúdo, compartilhe com eles nas suas mídias sociais!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira discutir mais sobre o assunto, pode entrar em contato comigo pelo  debora.silva@logiquesistemas.com.br. Ficarei super feliz em ter a oportunidade de te ajudar!

RelatedPost


Tags: Indústria 4.0 Otimização de Processos Quarta Revolução Industrial Tecnologia Tecnologias do Futuro

Postado por Débora Silva

Um pouco sobre o autor (a): Publicitária, grande apaixonada pela cultura hip hop e analista do processo de Inbound Marketing da Logique Sistemas.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados