+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • 5 estratégias essenciais para melhor aproveitar os dados gerados pela sua indústria

5 estratégias essenciais para melhor aproveitar os dados gerados pela sua indústria

Entenda de uma vez por todas do que você precisa para se beneficiar dos dados industriais!

Os últimos anos vem trazendo grandes e importantes discussões sobre dados e toda a sua relevância para as organizações, é cada vez mais importante que você saiba como aproveitar dados industriais. 

Ciência de dados, big data analytics, Indústria 4.0… todos esses termos se tornaram buzzwords e ressaltam a chegada de uma nova era, diretamente associada à informação e conectividade.

Apesar de muito se falar sobre o assunto, você realmente sabe aproveitar ao máximo os dados gerados pela sua indústria? Ainda não? Então prepare-se para absorver dicas de extrema importância para esta tarefa.

 

Como aproveitar dados industriais?

Confira agora mesmo 5 estratégias essenciais para extrair o máximo de informações e proporcionar os melhores resultados para a sua indústria!

 

1. Saiba o que medir

Em uma indústria, mesmo nas de menor porte, grandes quantidades de dados são obtidas ao longo de um dia de trabalho. Apesar de todos terem valor, nem todos possuem o mesmo nível de importância em um processo.

Antes de tudo é necessário refletir sobre quais são os seus objetivos de desempenho em cada uma das atividades. E claro, não se restringindo apenas ao chão de fábrica.

Entendido isso, deve-se então analisar quais dados são a chave para acompanhar o desempenho e como eles se relacionam. Assim como também a importância das informações trazidas por eles e como elas permitem uma tomada de decisão mais efetiva.

Mas e os demais dados? Deverão ser apenas ignorados? Não.

A grande questão trata-se de voltar seus esforços para o que há de mais relevante e que impacta em maior magnitude no resultado das operações. Este é sem dúvidas um passo primordial para entender como aproveitar dados industriais.

Os dados de menor influência podem e devem continuar sendo analisados, porém com prioridade mais baixa.

O essencial é ter sempre a consciência do nível de importância de cada dado obtido e trabalhar com base neles para a otimização dos resultados. 

 

2. Mantenha a integração dos seus setores

Os dados de uma indústria não possuem sua aplicação limitada ao setor em que foram gerados.

Ao definir o que vai ser medido, é sempre importante relacionar as informações obtidas aos processos em que elas geram impacto, seja de forma direta ou indireta.

Em qualquer organização podemos observar o conceito de fornecedor e cliente interno.

De forma genérica, trata-se da ideia que os processos estão interligados de tal forma que o processo anterior, que fornece insumos ao processo em questão, é chamado de fornecedor, e o que processo seguinte, que se beneficia do processo em questão, é chamado de cliente.

Com isso em mente, percebemos que os resultados de uma atividade impactam na atividade seguinte e assim seguem, até a atividade final.

É importante pensar então em como esses processos estão interligados e quais dados são de interesse comum, devendo ser informados a ambos setores.

E isso não se restringe apenas às atividades ligadas ao chão de fábrica. Por exemplo, as informações provenientes dos dados do setor de marketing alimentam o setor de produção sobre o que e para quem produzir.

Já as informações do setor de produção são capazes alimentar o setor de desenvolvimento de produtos, que pode identificar melhores modos de produção de acordo com o apresentado.

Independente dos setores e das informações que compartilham, o foco principal de todos eles deve ser o mesmo: geração de valor e cumprimento dos objetivos centrais da organização, traçados ainda no planejamento estratégico.

Os dados se configuram então uma importante ferramenta nessa conquista!

 

3. Escolha uma metodologia de análise adequada

Entendeu o que medir? Agora prepare-se para outra tarefa importante: como medir. Esta é mais uma etapa fundamental na tarefa de como aproveitar dados industriais.

Uma metodologia de análise adequada proporciona resultados condizentes com a realidade das operações. Além disso, garante também a qualidade das informações, gerando uma maior assertividade.

Existem diversas formas de estratificar, processar e validar os dados. A escolha varia de indústria para indústria e é baseada em seus objetivos.

Todo esse trabalho de estatística e interpretação dos dados é essencial para garantir pontos importantes, tais como:

  • Evitar a análise de dados duplicados e inválidos;
  • Saber trabalhar de forma adequada com a quantidade de dados disponíveis;
  • Garantir resultados condizentes com a realidade de cada processo;
  • Proporcionar informações válidas para a tomada de decisão;
  • Saber relacionar os dados de modo a obter informações relevantes.

É importante sempre manter uma coisa em mente: tão importante quanto ter os dados é saber o que fazer como eles!

Então analise o seu cenário, alinhe com os objetivos estratégicos e trace a melhor metodologia para lidar com os dados obtidos de forma eficiente. 

 

4. Utilize softwares que lhe auxiliem

Qual a forma mais eficiente de realizar uma atividade repetitiva e que despende grande tempo e esforço, se não automatizando?

Trabalhar com dados exige a coleta, armazenamento, tratamento e inferências apropriadas. Em uma indústria com n processos distintos, realizar tudo isso pode se tornar uma tarefa mais simples se você tiver as ferramentas corretas.

Os softwares ligados à essa atividade são de extrema importância para aumentar não só a eficiência no processamento de dados, mas também para garantir maior confiabilidade, organização e rápido acesso.

Aqui mesmo no blog temos exemplos de sistemas responsáveis por essas atividades. Além de descrever o funcionamento, ainda te explicamos como cada um deles impacta nos processos industriais e quais problemas solucionam. São eles:

Sistemas como esses podem revolucionar um ambiente industrial e proporcionar resultados excelentes, em especial quando ligados às outras estratégias de como aproveitar os dados industriais descritas neste post.

 

5. Tenha profissionais capacitados

  • Dados ✔️
  • Metodologia eficiente ✔️
  • Profissionais adequados ⏳

Como frisamos anteriormente, é necessário saber o que fazer com cada um dos dados obtidos. Como aproveitar dados industriais sem um profissional adequado? Difícil imaginar, não é? O capital humano é um dos elementos principais nessa atividade.

O profissional adequado é essencial para possibilitar a máxima extração de informações através dos dados coletados. E mais do que isso, que favoreça a aplicação destas informações naquilo que gera maiores resultados.

Para confirmar a importância, em 2017, o Fórum Econômico Mundial listou a profissão de cientista de dados como uma das mais relevantes para o mercado até 2020.

Para desempenhar essa função, é necessário apresentar conhecimento nas áreas de estatística, matemática, programação, Big Data e gestão de negócios.

Através da combinação desses campos é então possível aproveitar ao máximo os dados gerados, obter conclusões e previsões preciosas e contribuir de forma eficiente para o maior desenvolvimento da indústria.

Investir na capacitação dos colaboradores torna-se então peça fundamental nesta missão de como aproveitar os dados industriais.

 

Preparado para aplicar as estratégias na sua indústria?

Chegamos ao final do post. Espero que você tenha compreendido todas as dicas propostas e o modo como cada uma delas gera impacto em como aproveitar dados industriais. E mais ainda, que se sinta impulsionado a aplicá-las!

Para entender melhor como nossas soluções podem te auxiliar a aproveitar melhor os dados da sua indústria é só entrar em contato conosco clicando aqui.

Ah, e se ainda restou alguma dúvida sobre as estratégias de como aproveitar dados industriais, basta encaminhá-la para o meu e-mail paula.andrade@logiquesistemas.com.br. Será um prazer te ajudar!


Postado por Ana Paula Andrade

Um pouco sobre o autor (a): Graduanda em Engenharia de Produção que caiu por um acaso no mundo do marketing digital.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados