+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Business Intelligence: Como essa estratégia pode aperfeiçoar seu negócio

Business Intelligence: Como essa estratégia pode aperfeiçoar seu negócio

Usar as informações certas pode fazer seu negócio crescer. Quer deixar o achismo e fazer planos reais? O Business Intelligence é o que você precisa!

Se sua empresa ainda toma decisões com base em intuição e nas vivências dos funcionários mais experientes, que tal repensar e adicionar mais um fator nessa decisão? Conheça o Business Intelligence.

Então, no conteúdo de hoje vamos explorar o universo da Inteligência de Mercado  e como ela pode mudar a sua forma de traçar planos.

 

O que é o Business Intelligence

O termo Business Intelligence (em português, Inteligência de Mercado), serve para definir uma estratégia de captação e utilização de dados, como informação de suporte para a tomada de decisões importantes.

Porém, é necessário ressaltar que a estratégia não se trata de um modelo que te fornece automaticamente o “sim” ou “não”.

Em outras palavras, a intenção é fornecer todas as informações necessárias para que você tome a melhor das decisões.

Então, tomemos como exemplo a Copa do Mundo de 2014. Sabia que a utilização do BI foi fator crucial para a vitória da seleção alemã? Como?

Com o uso das informações coletadas das partidas da seleção, tais como:

  • Defesas;
  • Velocidade;
  • Número de passes;
  • Finalizações;

Com essas informações a comissão técnica e os jogadores puderam criar dados e observar quem poderia melhorar, quem estava dando o seu melhor e onde alocar todos os membros. Levando a seleção a alcançar um resultado extraordinário na competição.

Além disso, o BI atua fortemente em criação de perfis de consumo (idade, gênero, época do ano, etc.)

Sendo perfeito para o mapeamento de campanhas de publicidade, lançamento de produtos e promoções.

Entre vários exemplos, podemos concordar que hoje tudo pode gerar dados. Do passeio com o seu cão, até a exploração de um poço de petróleo, os dados estão por toda parte.

É como você lida com esses dados que vai posicionar seu negócio em relação aos outros.

Muitos negócios desperdiçam seus dados, são aqueles que utilizam eles da melhor maneira que saem na frente.

 

Como o Business Intelligence atua no meu negócio?

Agora que entendemos do que se trata o Business Intelligence, vamos entender de que forma ele pode fazer o que se propõe.

Podemos resumir a atuação do Business Intelligence em três frentes:

  • Armazenamento;
  • Organização;
  • Ação e Monitoramento.

Assim, vamos destrinchar cada uma dessas etapas.

 

Armazenamento

Como já mencionado, uma empresa pode gerar um fluxo gigantesco de dados todos os dias. Porém, dados sozinhos e sem nenhum tipo de tratamento costumam ser difíceis de lidar.

Dessa forma, a função dessa etapa é coletar, classificar e armazenar os dados de todas as origens (sensíveis, não sensíveis e de demais fontes).

Um exemplo prático que é a realidade de muitas empresas são softwares de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente).

Software que é capaz de coletar informações como nome, e-mail, telefone e assim organizar a equipe comercial em torno dele.

 

Organização

A etapa anterior é fundamental para a condução de um processo BI, porém, coletar dados não é o suficiente para tomar uma decisão assertiva.

Por isso, devemos filtrar as informações e segmentá-las.

Assim, esse filtro pode envolver o descarte de informação irrelevantes, ou mesmo a identificação de informações cruciais para cada tipo de decisão.

 

Ação e Monitoramento

Hora de usar a estratégia para seu propósito!

Após a organização é possível extrair informação dos dados, assim sendo, podemos utilizar os insumos para uma tomada de decisão orientada e mapeada, sem a necessidade de “achismos” ou intuição.

Por exemplo, com uma base sólida de informação é possível monitorar e prever problemas em plantas de produção, definir cronogramas de manutenção e criar rotinas de operação que gerem o máximo de produtividade.

Por fim, é importante mensurar e coletar informações sobre o resultado do BI.

Já que ele mesmo pode ser otimizado, e gerar mais retorno para seu negócio.

 

Quais as vantagens de aplicar o BI no meu negócio?

Assim sendo, vamos mergulhar no motivo desse conteúdo, como o Business Intelligence pode alavancar a sua empresa e porque você deveria cogitar a sua aplicação.

Vamos ver alguns exemplos de vantagens que o seu negócio consegue adotando modelos de Business Intelligence.

 

Aumenta o faturamento

Como já falamos, o principal objetivo da estratégia BI é fornecer informações para tomada de decisões estratégicas.

Consequentemente, com mais informações a assertividade das suas estratégias acaba por se tornar maior.

Assim, imaginemos uma empresa de turismo que usa as informações coletadas do perfil de consumo e identifica que no mês de janeiro aumentam as demandas de viagens para o Nordeste.

Com essa informação, a empresa consegue planejar metas, criar campanhas de marketing e planejar promoções para aproveitar a tendência.

Esse tipo de exemplo se aplica em diversos outros ramos de negócios.

 

 Amplia o controle de riscos

Primeiramente, controlar riscos é algo que nós da Logique Sistemas gostamos muito de abordar!

Um sistema que contenha uma filosofia de Business Intelligence bem aplicada, pode, além de coletar, expor dados de maneira simples e intuitiva ajudando a controlar todas as áreas da sua planta, inclusive prevenindo acidente e prevendo crises futuras.

 

Otimização de processos

Da mesma forma que o tópico anterior, a coleta de dados pode otimizar todos os processos e áreas da empresa, se tratada da maneira correta.

Como o BI acaba por dinamizar e tornar a análise de dados mais rápida, é possível ajustar o processo de maneira eficaz em pouco tempo.

Não é necessário esperar o problema aparecer para resolvê-lo.

Uma vez que você pode acompanhar a eficiência de um processo, é possível agir em cima de qualquer falha antes que venha a se tornar um problema.

 

Reconhecimento de mercado

Até aqui, acredito que tenha ficado bem claro que uma das áreas que mais utiliza o Business Intelligence é a área comercial e de marketing.

Muito mais eficiente que vender para todos, é vender para pessoa certa.

Assim, o BI ajuda na identificação do seu mercado, não apenas de conhecer quem são seus clientes, mas também as ameaças do seu setor e entender as tendências da sua área.

Com uma coleta e interpretação eficiente de dados, é possível adquirir vantagens sobre a concorrência, e como se diferenciar deles.

 

Sua empresa está preparada para as novas tendências?

Após esse conteúdo tenho certeza que você entendeu porque o Business Intelligence é o futuro de todas as organizações.

Desde acompanhar o perfil de consumo até analisar os pontos fortes e fracos da sua empresa, o BI pode auxiliar em todos os processos.

Afinal, quando se tem informação tudo fica mais fácil.

Assim, para manter seu negócio sempre atualizado, não deixe de conferir nossos conteúdos sobre indústria 4.0!

 

Alguma dúvida?

Assim chegamos ao fim de mais um conteúdo!

Caso tenha ficado alguma dúvida ou você queira falar mais sobre o assunto, não deixa de enviar um e-mail para danilo.xavier@logiquesistemas.com.br. Estamos sempre dispostos a compartilhar conhecimento.


Postado por Danilo Xavier

Um pouco sobre o autor (a): Engenheiro Químico, apaixonado por aprender de tudo e por explorar a tecnologia.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados