+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Saiba quais são os 7 principais benefícios da indústria 4.0 para os negócios

Saiba quais são os 7 principais benefícios da indústria 4.0 para os negócios

Se você ainda não compreendeu o impacto disso no mundo, separamos os 7 principais benefícios para facilitar sua vida

Apesar do termo Indústria 4.0 ser originalmente criado apenas para fabricação, atualmente a aplicação já vai além das indústrias. Os benefícios da indústria 4.0 podem ser encontrados em transportes inteligentes, construções inteligentes e até cidades inteligentes.

O objetivo essencial da indústria 4.0 é tornar não apenas as fábricas, mas todo o ecossistema industrial (como logística) mais rápido, autônomo, eficiente e centrado no cliente. Ao mesmo tempo, indo além com automação e encontrando novas oportunidades e modelos de negócios.

É possível definir a indústria 4.0 como:

 

“A transformação intensiva da indústria de fabricação em um ambiente conectado de dados, pessoas, processos, serviços, sistemas e ativos de produção com a geração, alavancagem e utilização de informações acionáveis como forma e meio de realizar a fabricação inteligente e novos ecossistemas de fabricação.”

 

Apesar de que ainda estamos longe de ter todo um ecossistema conectado, já foi dado o primeiro passo. As grandes indústrias já estão antecipando essa tendência, trabalhando em iniciativas que conectam diferentes setores internos.

Tendo isso em vista, vamos discutir neste artigo os benefícios da indústria 4.0. Como as tendências da Quarta Revolução Industrial podem transformar o seu negócio?

 

Os 7 principais benefícios da indústria 4.0.

A maioria dos benefícios da indústria 4.0 é, obviamente, semelhante aos benefícios da transformação digital da fabricação. Por exemplo, o uso do IoT na fabricação, IIoT e business intelligence.

No entanto, vamos resumir alguns dos principais benefícios da indústria 4.0.

 

Aumento da produtividade através da otimização e automação

É um dos primeiros objetivos dos projetos na indústria 4.0. Em outras palavras, reduzir custos e perdas, aumentar a lucratividade, automatizar para prevenção de erros e atrasos, aumentar a velocidade da produção e assim por diante.

Os aspectos que aumentam a eficiência operacional da planta são:

  • Redução de paradas na produção;
  • Melhoria do uso do ativo;
  • Redução no custo do ciclo do ativo;
  • Melhoria da produção;

 

Dados em tempo real, para uma cadeia de suprimentos em tempo real, em uma economia em tempo real

benefícios-da-indústria-40

Os benefícios do aumento da produtividade não está atrelado apenas internamente à indústria, como redução de custos e automação de processos. Isso também se encaixa na perspectiva centrada no cliente.

A indústria 4.0 é sobre todo o ciclo de vida dos produtos e, obviamente, a fábrica não dá conta de tudo sozinha. Se você observar toda a cadeia de suprimentos que a operação fabril se encaixa, lá existem muitos stakeholders envolvidos. Todos eles são clientes.

Clientes também querem aumentar sua produtividade, independente de onde eles estão na cadeia de valor. A satisfação do cliente deve ser alcançada em cada parte do ecossistema, pois cada um impacta diretamente na cadeia de valor.

A velocidade não é mais apenas uma vantagem competitiva e expectativa do cliente em uma economia de tempo real crescente. É também uma questão de alinhamento, custos e criação de valor. Além disso, os clientes esperam por isso.

Por isso, as indústrias precisam se adaptar às exigências do cliente como um fator de qualidade.

 

Maior continuidade dos negócios através de manutenção avançada e possibilidades de monitoramento

Quando um ativo industrial quebra, ele precisa de conserto. Isso custa tempo, dinheiro e, com frequência, muito movimento ao redor pela equipe de suporte e de engenheiros.

E geralmente não é só o ativo que quebra. A produção é afetada, custando um carregamento de dinheiro, clientes infelizes e às vezes a produção pode ser totalmente interrompida. É o pior pesadelo das indústrias

Se os ativos industriais estão conectados e podem ser monitorados através da Internet das Coisas, os problemas podem ser interceptados antes deles acontecerem. Portanto, os benefícios são enormes.

Dessa forma, um dos maiores benefícios da indústria 4.0 é um monitoramento de forma proativa dos ativos. Tudo isso a partir de monitoramento em tempo real somado a algoritmos de inteligência artificial para realizar a previsão e possibilitando uma manutenção mais preditiva..

 

Melhores condições de trabalho e sustentabilidade

Ao falar de pessoas, a dimensão humana (e social) é onipresente na indústria 4.0. Além disso, se analisarmos as possibilidades e os benefícios, esse aspecto humano, social e até mesmo ambiental, é fundamental nos objetivos da Indústria 4.0.

Em outras palavras, melhorar condições de trabalho baseado em temperatura em tempo real, umidade, e outros dados na planta. Assim como a rápida detecção e aumento da proteção em caso de incidentes, detectar a presença de gases, radiação e assim por diante.

 

Personalização para o “novo” consumidor

Todos nós sabemos que o comportamento e as preferência do consumidor atual mudou. Ao mesmo tempo, ferramentas digitais transformaram a forma como trabalhamos, compramos e vivemos.

As pessoas estão mais exigentes e a forma como devemos tratar com elas passa a ser cada vez mais única. Se ele não se identificar com a sua marca, em pouco tempo ele estará com outro. Veja por exemplo tênis de esportes. Antigamente poucas cores ofertadas era o suficiente, hoje em dia muitos querem customizar o seu da forma como desejam.

Além disso, está ocorrendo outro fenômeno que prejudica as cadeias de abastecimento tradicionais. Os consumidores ganham cada vez mais (e querem) possibilidades de interação direta com uma marca e sua capacidade de fabricação.

Por isso, plataformas digitais para customizar produtos como mencionado, encurtar rotas entre produção e delivery, possibilita co-criar e assim por diante. Em muitos ambientes de fabricação esse tipo de coisa já acontece.

Portanto, se você quiser oferecer esses serviços em escala e até mesmo transformá-los em uma vantagem competitiva, a automação e várias tecnologias e processos na indústria 4.0 tornam-se uma necessidade.

 

Melhoria na agilidade

Depois de falar sobre benefícios competitivos e personalização, também é preciso falar sobre agilidade, escalabilidade e flexibilidade. A mesma escalabilidade e agilidade que esperamos dos serviços e tecnologias de TI, como cloud, são esperados na fabricação.

Apesar de estar parcialmente relacionado com o tópico anterior, a ideia principal é sobre alavancar tecnologias. Por exemplo, big data, inteligência artificial, robôs e sistemas ciberfísicos para prever e atender a demanda sazonal, flutuações na produção e possibilidades de down ou upscale.

Ou seja, os ajustes que às vezes são mais ou menos previsíveis, podem se tornar mais previsíveis. Ou ainda, não são previsíveis, mas podem ser trabalhados graças a uma maior visibilidade, flexibilidade e possibilidade de alavancar os ativos em função de requisitos de produção ótimos de uma perspectiva de tempo e escala.

 

Desenvolvimento de capacidades inovadoras e novos modelos de receita

benefícios-da-indústria-40

Transformar processos, funções específicas, atendimento ao cliente, experiências e habilidades é uma das formas de melhorar. Porém, no final o que vai dizer se você está gerando valor ou não são as novas fontes de receita que o seu negócio gera.

Isso pode ser alcançado a partir de capacidades inovadoras, por exemplo na implementação de um as-a-service para os clientes, serviços avançados de manutenção e assim por diante.

A Michelin, empresa de pneus, colocou sensores nos seus pneus para mensurar condições de temperatura, pressão, velocidade e diversos outros parâmetros. A partir desses dados, agora eles possuem a capacidade de oferecer um serviço de manutenção previsível aos clientes.

Dessa forma, os clientes não precisam mais se preocupar de ir na manutenção apenas quando acontece o pior. Eles agora são notificados pela própria Michelin quando chega a hora da manutenção. Com isso, além da venda dos pneus, passaram a gerar receita pelo serviço digital oferecido.

A utilização de serviços digitais ainda melhora o relacionamento com o cliente. Pois, a entrega do produto possibilita diferentes pontos de contatos que geram informações valiosas para o cliente. É criada uma relação de confiança e lealdade.

Se aprofunde mais neste assunto e veja outros exemplos lendo o nosso artigo sobre internet industrial das coisas.

 

Convencido dos benefícios da indústria 4.0?

Esperamos com este artigo que você entenda melhor como os benefícios da indústria 4.0 podem e vão impactar o seu negócio. Por isso, é hora de fazer uma reflexão interna na sua indústria para entender quais pontos podem ser otimizados.

A ideia é automatizar todo e qualquer tipo de processo repetitivo. Além disso, procurar conectar diferentes fontes de dados, para que esses cruzamentos forneçam insights valiosos para novas tomadas de decisão.

É dessa maneira que o seu negócio encontrará novas oportunidades de inovação. O futuro está na exploração de dados que nunca foram explorados antes, nisto reside um enorme potencial de crescimento para as indústrias.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira discutir mais sobre o assunto, pode entrar em contato comigo. Ficarei muito feliz em ajudar através do matheus.romano@logiquesistemas.com.br.

Se conhece colegas que adorariam ler este conteúdo, por favor, compartilhe com ele!


Postado por contato@logiquesistemas.com.br

Um pouco sobre o autor (a):


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

[activecampaign form=15 css=1]
Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados