+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Automação Industrial: O que é e quais os benefícios

Automação Industrial: O que é e quais os benefícios

Automatizar serviços é um dos maiores facilitadores de produção advindos da evolução tecnológica. Use isso na produção da sua indústria, saiba como!

A automação industrial é uma das mais importantes revoluções tecnológicas. Ela vai te ajudar a produzir de forma mais segura, em menos tempo e com maior rentabilidade, veja como!

Analise a cadeia de valor da sua indústria e responda pra si: é necessário aumentar a autonomia dos processos? Agilizar produções, reduzir repetições e garantir ainda mais a segurança dos seus colaboradores? Se a resposta for sim para pelo menos duas dessas questões, você precisa da ajuda da automação industrial! 

 Você já conhece o poder revolucionário da indústria 4.0? Sim? Então já deve ter percebido que algumas evoluções dependem de grandes mudanças. Vamos ver um pouco mais sobre isso agora!

 

O que é automação industrial?

Para te contar o que é a automação industrial preciso te dizer de onde ela veio e como se tornou um pilar fundamental na evolução da indústria. Vamos lá? 

 

História e evolução

É intrínseco na história da humanidade a constante busca por melhorias e facilitações para que se possa produzir mais e melhor. Nas produções industriais não aconteceu diferente, mas não foi sempre da forma que conhecemos hoje. 

A automação industrial tem seu nascimento no final do século XIX. Entre os acontecimentos da segunda revolução industrial. A transição dos trabalhos manuais para maquinários passou por diversos obstáculos, mas ainda assim se mostrou ser a melhor solução. Todavia, a automatização completa dos sistemas se deu apenas no século XX.

Inicialmente a otimização veio com a descoberta da energia a vapor e com a adequação do seu uso em grandes máquinas para indústrias. Isso permitiu o desenvolvimento de equipamentos que auxiliaram os operários. 

Logo em seguida veio a descoberta da energia elétrica que levou diretamente ao aumento de possibilidades para elaboração de sistemas de automação. Esse fato desencadeou a origem às automações das primeiras indústrias.  

O primeiro sinal de uma máquina autômata veio através dos relés eletromecânicos . Estes que foram a origem do que hoje conhecemos como CLP’s (Controladores Lógico Programáveis).  

Essa jornada segue com a criação de algo que instigou o crescimento do desenvolvimento da automação industrial: o transistor, em 1947.  Esse elemento se tornou a base dos atuais microprocessadores. Este componente eletrônico lidava diretamente com os geradores de sinais analógicos, ou seja, sinais contínuos que variam em função do tempo. 

Porém, foi só em 1960 que as empresas de automobilismo se deram conta da necessidade de meios de produção que agregassem as variáveis de seus produtos. Foi a partir dessa percepção que surgiu o primeiro CLP, bem como a automação industrial da forma que conhecemos hoje. 

 

E agora?

Hoje em dia a automação industrial é utilizada principalmente por ser composta por máquinas capazes de produzir com maior agilidade e precisão. Além do desentermedio da linha de produção, que deixa de lado a mão de obra humana por fontes de energia hidráulica, mecânica e elétrica. 

Os softwares de automação fazem parte de máquinas com maior capacidade de produção. Estes são definidos como sendo programas que têm o objetivo de fazer com que as máquinas tenham mais precisão e rapidez.

Hoje, os principais adeptos da automação industrial optam pela aplicação de softwares. Para isso é preciso saber o que é necessário para ter um em sua indústria e nós te contamos mais sobre isso aqui.

 

Automação x Mecanização

É importante falarmos sobre a relação e diferença entre a automação e a mecanização. Inicialmente, os termos podem nos parecer semelhantes. Todavia, a diferença entre seus significados está na forma da execução de suas tarefas. 

A automatização é responsável por realizar o trabalho por meio de máquinas controladas de forma automática. Enquanto isso, a mecanização aborda apenas o uso de máquinas para substituir o trabalho físico. 

O sistema de automação industrial se divide em duas partes principais, a parte operacional e a de controle.  Dessa forma é possível atuar diretamente com o processo ou de forma programável.

 

Importância e benefícios da automação industrial

Dentro do cenário industrial, a presença de um maquinário autômato é essencial para que se desenvolvam atividades completamente seguras, em escala e de baixo custo. 

Afinal uma das grandes preocupações das empresas é a segurança operacional. Para obter sucesso completo em seus processos produtivos é necessário garantir um padrão definido de escala de produção, sem riscos aos colaboradores.

O custo-benefício da instalação da automação industrial está diretamente relacionado com a redução de gastos a partir do período de recuperação do investimento. A rentabilidade é um fator de consideração de extrema relevância, tendo em vista que esse fator também agrega a otimização do tempo da produção. 

Perceber que é necessário atender às altas demandas em pouco tempo, mas com possíveis variáveis na mesma proporção é o primeiro passo para compreender a necessidade de meios de produção em grande escala. Personalizar a sua escala de fabricação é um dos principais benefícios dessa tecnologia.

 

Como podemos ajudar? 

Nós somos uma empresa especializada em desenvolvimento de softwares para indústria. Nos conte sobre o que a sua indústria precisa e encontraremos a melhor solução!

Então, chegamos ao fim deste conteúdo e esperamos que você esteja satisfeito com o que aprendeu. Caso não tenha sido o suficiente e ainda tenha restado algumas dúvidas é só entrar em contato conosco através do e-mail mluiza.januario@logiquesistemas.com.br e ficaremos felizes em ajudar!


Postado por Maria Luiza Januário

Um pouco sobre o autor (a): Publicitária em formação, apaixonada por comunicação que escolheu falar através do Marketing Digital.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados