+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Software meteorológico da EMPARN é desenvolvido pela Logique Sistemas

Software meteorológico da EMPARN é desenvolvido pela Logique Sistemas

Saiba mais sobre esse importante trabalho que estamos desenvolvendo para a EMPARN!

Hoje apresentaremos uma solução de grande relevância local, que vem sendo desenvolvida pela Logique Sistemas. Em parceria com a empresa Logap Sistemas e o CTGÁS-ER (Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis), um software feito para a EMPARN.

A proposta é o desenvolvimento de um software de previsão do tempo, clima, e controle hidrometeorológico. De modo a contribuir de forma notável para o aprimoramento nos processos da EMPARN.

Então continue lendo e veja como nosso trabalho pode melhorar também a rotina dos potiguares por meio de um sistema de previsão ainda mais eficiente faça chuva ou faça sol!

Sobre o cliente

A EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Agricultura. Além do vínculo a Secretaria da Pecuária e da Pesca (SAPE).

Com sede na cidade de Parnamirim/RN, a empresa tem como uma de suas principais atividades o monitoramento das condições do clima e do tempo.

A Gerência de Meteorologia da EMPARN foi a responsável pela solicitação do sistema que vem sendo desenvolvido pela Logique. A mesma faz parte do Programa de Monitoramento do Tempo e Clima para os estados do Nordeste do Brasil.

EMPARN

O Setor de Meteorologia fornece relevantes informações aos vários setores da sociedade potiguar, especialmente ao agropecuário. Suas principais atividades consistem em:

  • Monitoramento diário das precipitações no âmbito do Rio Grande do Norte;
  • Manutenção e ampliação da rede pluviométrica e telemétrica;
  • Realização da previsão do tempo e clima para o Rio Grande do Norte;
  • Realização de pesquisas nas áreas de recursos hídricos, hidrogeologia, meteorologia, agrometeorologia e climatologia.

Quais foram as motivações para o pedido do software?

De fato, chuva é a principal forma de entrada de água na região semiárida do Nordeste. Dessa forma, ela se relaciona com toda cadeia ligada à agricultura, pecuária e consumo. Por este motivo é um assunto que desperta interesse em pesquisa.

O monitoramento pluviométrico vem para auxiliar a compreensão acerca de como ocorrem as chuvas no Rio Grande do Norte.

A análise e aplicação dessas informações no planejamento e tomada de decisão consegue gerar uma série de benefícios. Entre eles, apoio em intervenções técnicas em casos, sobretudo, de secas e enchentes, por exemplo.

Além de evitar prejuízos gerados por eventos climáticos, esse apoio ainda possibilita maior confiança às atividades desenvolvidas nos setores produtivos do RN. Isso graças à segurança hídrica obtida.

Para que o abastecimento de dados meteorológicos aconteça efetivamente é necessário então fortalecer a estrutura de coleta e processamento. 

É nesse ponto que a Logique Sistemas em parceria com a empresa Logap Sistemas assim como o CTGÁS-ER são responsáveis por meio de edital publicado em 2016 com o intuito de contribuir com a otimização dos processos da EMPARN.

Cenário Atual (anterior à entrega do sistema)

Quando falamos na questão hidrometeorológica, é importante destacar que a EMPARN possui uma rede de pluviômetros convencionais. Bem como de pluviômetros tele pluviômetros e PCDs automáticas (“mini” estações meteorológicas).

Os pluviômetros convencionais se encontram instalados em locais como prefeituras, fazendas, delegacias, bem como em algumas demais propriedades.

Atualmente, operadores são responsáveis por realizar as leituras diárias, visando descobrir o volume de chuva no período.

Atualmente esse trabalho é feito de forma totalmente manual, por meio de uma “carta de campo”, onde são feitas as anotações de valor dia a dia. Após essas leituras, mensalmente a carta de campo é fotografada e enviada para a EMPARN.

Porém, esse método abre inúmeros pontos de falha na confiabilidade do processo, especialmente por serem dados tão importantes. Então dessa forma, está incluso no projeto também o desenvolvimento de um aplicativo móvel. Projeto este que será brevemente disponibilizado, para auxiliar na otimização desse procedimento.

Alguns dos grandes diferenciais do aplicativo para melhorar a confiabilidade nas leituras são os lembretes de leitura. Esse sistema emite alerta caso o operador não tenha cadastrado uma leitura até horário pré-determinado.

Além da possibilidade de as leituras serem feitas e salvas num sistema online e disponibilizadas para a EMPARN com total segurança.

Necessidade do cliente

Após o edital, o trabalho da Logique e seus parceiros se iniciou por volta de dezembro de 2017.  A partir disso, vem se desenvolvendo todos os módulos do sistema.

Sempre conforme o solicitado pelo cliente, que explicitou a necessidade de um sistema que atenda ao Projeto Ampliação e Modernização do Monitoramento Hidrometeorológico, Climático e Agrometeorológico do Rio Grande do Norte.

Para isso o software conta com quatro módulos, sendo estes:

  • Monitoramento Hidrometeorológico – consiste em um banco de dados para armazenamento de informações já existentes e demais provindas das redes de monitoramento do Estado;
  • Monitoramento de Tempo e Clima – implantação de Modelos de Previsão de Tempo e Clima;
  • Zoneamento Edafoclimatológico e de Risco Agrícola – desenvolvimento de um sistema capaz de zonear culturas agrícolas utilizando informações do clima, do solo e das culturas agrícolas;
  • Monitoramento Agrometeorológico – desenvolvimento de um sistema capaz de orientar e acompanhar as atividades agrícolas no município (Natal/RN) e Estado. Tudo isso em tempo integral e utilizando-se das informações geradas pelos outros módulos.

Afinal, a previsão de conclusão da demanda é fevereiro de 2019 e o esforço é total para ser um super sistema, que supere as expectativas do cliente!

Quer saber mais sobre, softwares, tecnologia, automação industrial? Então você pode me contatar através do debora.silva@logiquesistemas.com.br, terei maior prazer em te ajudar!

Continue acompanhando nossos conteúdos do blog e confira como ajudamos a Potigás a aumentar a confiabilidade em seus processos com um sistema feito por nós da Logique!


Postado por Débora Silva

Um pouco sobre o autor (a): Publicitária, grande apaixonada pela cultura hip hop e analista do processo de Inbound Marketing da Logique Sistemas.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados