+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Sistema de Integração de Dados [Logique Data Integrator]

Sistema de Integração de Dados [Logique Data Integrator]

Conheça mais um dos sistemas desenvolvidos por nós da Logique Sistemas que é o futuro da integração eficiente de dados!

A velocidade dos avanços tecnológicos, especialmente na automação dos processos industriais, fez aumentar a necessidade de sistemas cada vez mais especializados em controlar cada um destes.

Para auxiliar esse desenvolvimento foram então estabelecidos alguns padrões comunicativos entre sistemas de supervisão. Um destes é o OPC (OLE for Process Control), que utiliza objetos COM/DCOM (Component Object Mode/Distributed Component Object Model) para comunicação de seus componentes.

Assim, foi desenvolvida uma solução chamada Logique Data Integrator (LDI) a partir da demanda de um de nossos clientes. O sistema deveria ser capaz de monitorar valores obtidos a partir dos equipamentos de supervisão ou de consulta a bancos de dados diversos. Além disso, mediante a verificação dessas variáveis, iria executar um script que pode realizar operações de leitura e escrita em servidores OPC ou bancos de dados.

Nesse contexto, após algumas atualizações e melhorias, surgiu o Logique Data Integrator.

O que é o Logique Data Integrator?

O Data Integrator é um sistema voltado para integração de dados entre diversas fontes distintas. Genericamente, o sistema capta o dado e padroniza de acordo com a ação cadastrada. Atualmente recebe 4 tipos de fontes de dados: OPC DA, Banco de dados, Servidor PI (Plant Information) e BR-PlantHistorian. As fontes de entrada podem também ser as fontes de saída.

Quais problemas esse sistema sistema de integração de dados está pronto para resolver?

O sistema resolve problemas relacionados à integração de dados de fontes distintas.

O Logique Data Integrator é uma aplicação que realiza um controle com uma extensa gama de possibilidades. Com ele é possível, por exemplo, realizar:

  • Espelhamento de dados entre sistemas de supervisão diferentes;
  • Histórico de dados, onde é possível armazenar o histórico dos valores obtidos das leituras dos equipamentos;
  • Controle avançado, ou seja, controlar um equipamento a partir do monitoramento da situação de um outro equipamento ou processo.

Objetivos do Logique Data Integrator

O sistema de integração de dados tem por objetivo realizar o monitoramento de variáveis oriundas de sistemas de medição.

Nesse sentido, podemos citar como algumas de suas aplicações:

  • Intercâmbio de dados entre bases de dados;
  • Espelhamento de dados;
  • Captura e armazenamento de dados industriais em bases de dados;
  • Gerenciamento de transações industriais;
  • Monitoramento de condições adversas no processo;
  • Monitoramento de eventos;
  • Controle avançado;
  • Historiamento de dados.

Como o nosso sistema de integração de dados funciona?

O sistema se divide em dois módulos, um módulo de configuração e um módulo de serviço. No módulo de configuração é feito o mapeamento de fonte de dados e transações, enquanto no módulo de serviço é feita a execução das transações, de fato.

Tela inicial - Logique Data Integrator - Integração de dados

Tela inicial – Logique Data Integrator

Módulo de configuração

A partir do mapeamento das configurações, realiza-se então o cadastro das fontes de dados. Em seguida, são criadas as transações, ativadas através de triggers. As ações só serão executadas após disparo do trigger.

O usuário abre a tela para cadastrar uma fonte de dados, podendo ser um banco de dados, servidor OPC, um servidor PI (Plant Information) ou o BR- PlantHistorian. Após isso, o usuário pode cadastrar, testar, editar ou remover a fonte.

Cadastro de transações

Uma vez criadas as fontes, o usuário poderá então estruturar as transações para realizar a comunicação entre as fontes previamente cadastradas. Na tela de transações haverá a opção para selecionar o trigger, assim como uma para inserção do script que será executado após a ativação do trigger.

Tela cadastro transação timer - Logique Data Integrator

Tela cadastro transação timer

 

Tela de cadastro transação tipo mudança - Logique Data Integrator

Tela de cadastro transação tipo mudança

 

Tela de cadastro de transação tipo comparação - Logique Data Integrator-Integração de dados

Tela de cadastro de transação tipo comparação

Seleção de triggers

O trigger aqui é responsável por realizar a verificação das condições pré determinadas para execução da ação definida no script, com uma periodicidade definida. Existem três tipos possíveis para os triggers:

  • Comparação: Realiza a comparação entre os valores de dois itens das fontes de dados previamente cadastradas (banco de dados, servidor OPC ou PI ou BR- PlantHistorian). Além disso, ainda pode ser feita a comparação com um valor constante (um valor numérico qualquer). A comparação é feita através de um operador, que pode ser: maior (>), menor (<), maior ou igual (>=), menor ou igual (<=), igual (=) e diferente (!=).
  • Mudança: Faz o monitoramento do valor de um item da fonte de dados. Ocorrendo uma mudança no valor lido anteriormente, o trigger é disparado.
  • Timer: É um trigger cuja condição sempre é verdadeira, ou seja, sempre irá disparar, sendo necessário apenas definir a periodicidade (podendo ser na ordem do milissegundos).

Script de execução

Uma vez disparado o trigger, o script definido pelo usuário é executado. No script, o usuário poderá então executar operações de leitura e escrita nos itens das fontes de dados, sendo possível realizar qualquer manipulação nos valores.

Exemplo de script - Logique Data Integrator- Integração de dados

Exemplo de script – Logique Data Integrator

Módulo de Serviço

Este módulo é responsável por executar as transações que foram cadastradas previamente no módulo de configuração. Nele é onde são registrados os logs da execução das transações. Podemos ter como exemplo de eventos registrados no log quando ocorre algum problema de conexão com fonte de dados ou específico no script.

Resumo das funcionalidades e características do Logique Data Integrator

  • Leitura e escrita OPC;
  • Leitura e escrita em qualquer base de dados;
  • Executa ações em background;
  • Alta robustez;
  • Amigável interface de configuração e acompanhamento de execução;
  • Todas as operações são registradas em logs;
  • Script de alta performance permite realizar milhares de cálculos por segundo;
  • Permite realizar qualquer operação matemática e lógica sobre os dados.

Quem utiliza atualmente o Logique Data Integrator?

Atualmente, a empresa Mekatronik é nossa maior cliente do Logique Data Integrator, redistribuindo o sistema para seus clientes Ackzonobel (Coral), Indorama Ventures (antiga M&G Polímeros), e mais recentemente realizou a instalação na Arconic/Alcoa.

Gostaria de saber mais sobre o sistema? Solicite uma conversa com um de nossos técnicos clicando aqui. Ou fale diretamente comigo no debora.silva@logiquesistemas.com.br. Teremos enorme prazer em te ajudar!


Postado por Débora Silva

Um pouco sobre o autor (a): Publicitária, grande apaixonada pela cultura hip hop e analista do processo de Inbound Marketing da Logique Sistemas.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados