+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Sistema de Integração Copergás – Estudo de caso: Como otimizar o tempo em suas operações

Sistema de Integração Copergás – Estudo de caso: Como otimizar o tempo em suas operações

Saiba como ajudamos a Copergás com uma de nossas soluções!

Seguindo a lógica de que tempo é dinheiro, seria essencial para qualquer empresa conseguir otimizar o tempo, aumentar a produtividade e consequentemente o retorno financeiro, certo?

Hoje vamos falar sobre um de nossos clientes que conseguiu reduzir significativamente o tempo que os operadores levavam para realizar uma tarefa essencial no contexto interno.

Estamos falando da Copergás, que conseguiu isso graças a ajuda de um software feito sob medida. E é esse estudo de caso que iremos apresentar para você aqui.

O cliente

A Copergás – Companhia Pernambucana de Gás é uma empresa de economia mista criada em 1992 pela Lei Estadual 10.656/1991.  A mesma entrou em operação no ano de 1994, e é considerada uma das maiores companhias do Nordeste e a quinta no Brasil em movimentação de gás natural.

Atualmente a empresa canaliza, odoriza e distribui gás natural no estado de Pernambuco. Dessa forma, atendendo aos mercados residencial, comercial, industrial, automotivo, termoelétrico, cogeração de energia e a Refinaria Abreu e Lima.

O desafio

A Copergás possui um sistema próprio de gestão de clientes. Porém, ao implantar um novo sistema (GGAS) em suas operações, sentiu a necessidade de coexistência de ambos. Contudo, a integração manual dos dados presentes nos mesmos se mostrava dispendiosa e complexa, além de passível de erros.

A partir disso, a empresa chegou com a demanda de minimizar o impacto de implantação desse novo sistema, mantendo seus dados todos sincronizados.

Foi solicitado então à Logique um software desenvolvido para ler informações de um banco de dados, salvar e realizar todas as integrações necessárias.

O que foi feito?

A partir do que foi solicitado, a Logique Sistemas deu início ao processo de desenvolvimento do software do zero.

Com o sistema integrador pronto, o mesmo foi instalado na Copergás por meio de acesso remoto – usando uma conexão criptografada por meio de uma VPN.

O software foi projetado para que qualquer regra de integração seja implementada. Ou seja, permite configurar integração entre quaisquer sistemas.

Isso é possível graças à chamada “definição de integração” presente no software projetado pela Logique. Essa definição se utiliza de dois parâmetros configurados – tabela de origem e coluna identificadora da tabela.

Existem dois tipos de integração feitas por meio dessa definição no software.

  • Job: aqui um serviço fica sendo executado constantemente. Desse modo, ele verifica mudanças na tabela de origem (com tempo mínimo de um minuto para verificação).
  • Trigger: da mesma forma que o job, analisa constantemente mudanças. Porém, as insere automaticamente no sistema de registros para verificação. Consequentemente, o software cria a trigger automaticamente na tabela de origem do sistema integrado. A responsabilidade de criar registros é próprio sistema de gerenciamento de banco de dados utilizado pela Copergás (GGAS/Oracle).

Assim, com início das atividades do sistema na Copergás, o integrador já têm trazido enormes benefícios para a empresa. Isso se vê em especial à possibilidade de sincronização de informações no sistema interno com demais sistemas externos.

O integrador é de uso simplificado e basicamente entra em ação sempre que é feita uma alteração em um dos cadastros. Logo que o integrador recebe essa alteração – que ocorre instantaneamente – caso perceba divergências, é possível realizar os ajustes necessários imediatamente, de forma totalmente automatizada.

Login_Copergás_

Feedbacks e resultados alcançados:

O sistema entrou em operação em Agosto de 2017 e de lá pra cá fora realizadas mais de 4.593 integrações. Dessa forma, tem ajudando a minimizar o impacto da entrada de operação do novo sistema e otimiza as operações da Copergás.

No geral, o sistema resolveu o grande problema de perda de tempo e de produtividade dos funcionários, realizando as tarefas de integração de forma automatizada.

Gostou de conhecer nosso cliente e a trajetória dele conosco? Quer saber mais sobre o SGM ou gostaria de alguma outra informação? Não hesite em entrar em contato comigo pelo debora.silva@logiquesistemas.com.br, terei o mais prazer em atendê-lo!

RelatedPost


Tags: Alta performance Case Otimização de Processos Tecnologia

Postado por contato@logiquesistemas.com.br

Um pouco sobre o autor (a):


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados