+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • BR-Collector – Estudo de caso: Sistema integrado de coleta de dados

BR-Collector – Estudo de caso: Sistema integrado de coleta de dados

Entenda tudo sobre o BR-Collector, este super sistema modular que padroniza a comunicação dos servidores visando otimização e robustez dos dados.

No post de hoje vou falar sobre um sistema desenvolvido pela Logique Sistemas: o BR-Collector.

No atual contexto de Indústria 4.0, sabemos que a quantidade de dados gerada é cada vez maior (leia mais em nosso texto sobre Big Data na Indústria 4.0). Assim também, a relevância na forma como os dados são coletados, armazenados e analisados se destaca.

É importante que você esteja sempre munido de sistemas que te ajudem a evoluir rumo aos avanços tecnológicos e, assim, alcançar maior produtividade.

Assim sendo, o BR-Collector foi produzido justamente com o objetivo de facilitar a integração de novos produtos com os dados do chão de fábrica. Assim, garante-se a padronização na aquisição das informações vindas de diversas fontes. Como resultado, haverá sempre o melhor uso destes dados.

O que é o BR-Collector?

O BR-Collector é o sistema que permite a padronização de comunicação da planta com as mais diversas fontes de dados.  

Mas como o BR-Collector funciona?

Primeiramente o BR-Collector é configurado para mapear os sistemas de informação que fornecem os dados da planta.

O sistema funciona como um tradutor transformando protocolos industriais complexos em chamadas de alto nível. Permitindo assim, simplificar o processo de integração de sistemas que necessitam de dados de chão-de-fábrica.

Na camada inferior do BR-Collector estão os protocolos de comunicação. Por ser modular, diferentes protocolos podem ser implementados e integrados à solução.

Atualmente o sistema conta com diversos protocolos industriais implementados, dentre eles: OPC DA, OPC A&E, OPC HDA, OSifoft PI, entre outros. Tais protocolos são disponibilizados a partir da criação dos grupo de servidores.

BR-Collector

Aspectos de robustez do BR-Collector

Além de facilitar o acesso aos dados por aplicações de terceiros, o BR-Collector implementa um complexo sistema de redundância para robustez da comunicação.

BR-Collector - Robustez

O usuário pode definir um conjunto de servidores redundantes para cada comunicação.

Assim, o BR-Collector fica responsável por gerenciar toda lógica de redundância, abstraindo dos usuários esta preocupação. Assim, quando ativa, a redundância permite que se tenha uma comunicação contínua mesmo em caso de falha em um dos dois sistemas. 

Que tipo de problemas o sistema resolve?

O BR-Collector garante a comunicação robusta com diversos fontes de dados industriais. Dessa forma, ele permite que os engenheiros e desenvolvedores de sistemas se concentrem no core business de seus negócios.

Assim, o BR-Collector tem a ambição de consolidar todo conhecimento adquirido pela Logique Sistemas em dez anos de experiência. Com um histórico de implantação de 200 projetos com sucesso em diferentes plantas e diferentes cenários, em um produto robusto e fácil de utilizar.

Quem utiliza o BR-Collector?

O BR-Collector hoje é a fonte de dados do sistema BR-AlarmExpert, que conta com mais de 200 implantações no Brasil, dentre elas as refinarias da Petrobras e mais de 200 outras unidades industriais complexas.

Além do BR-AlarmExpert, o sistema é utilizado também por universidades parceiras, como a UFRN e UFRJ, que o utilizam para desenvolver projetos de P&D.

Tais projetos vêm desenvolvendo soluções de historiamento de dados industriais (BR-PlantHistorian) e visualização avançadas de dados (BR-PlantViewer). Além disso, permite a gestão de ativos de automação (BR-PlantExpert) e processamento inteligente de alarmes.

Esses projetos encontram-se em diferentes fases de validação. Porém, todos eles focam na preocupação com o problema que se propõe a resolver e deixaram a comunicação com o BR-Collector.

Qualquer grupo ou empresa que necessite obter dados de diversos sistemas de informação de forma padronizada e otimizada, são potenciais usuários do sistema.

Gostaria de saber mais sobre o sistema? Solicite uma conversa com um de nossos técnicos clicando aqui. Ou fale diretamente comigo no debora.silva@logiquesistemas.com.br. Teremos enorme prazer em te ajudar!


Postado por contato@logiquesistemas.com.br

Um pouco sobre o autor (a):


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

    Prometemos não enviar spam.
    © 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados