+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Entenda como funciona o processo de implantação de um sistema de gerenciamento de alarmes

Entenda como funciona o processo de implantação de um sistema de gerenciamento de alarmes

Conheça etapa por etapa do processo que sua indústria irá passar ao adquirir um novo sistema

Você já se questionou como ocorre a implantação do sistema de gerenciamento de alarmes? É muito comum existir esse tipo de questionamento na hora de implementar algum sistema na nossa indústria.

Caso ainda não tenha segurança neste assunto, indicamos a leitura do nosso artigo sobre gerenciamento de alarmes. Se você já tem familiaridade, então continue lendo este texto pois vamos explicar como ocorre esse processo de implantação.

Quero implementar um sistema de gerenciamento de alarmes na minha indústria, e agora? Para responder esse questionamento, podemos dividir o processo em duas etapas, que são: pré-diagnóstico e implantação do sistema.

Primeiramente, deverá ser realizado um pré-diagnóstico para coletar informações sobre a infraestrutura de automação, como são coletados os dados de alarmes e eventos, testes de conectividade e realizar uma análise dos dados coletados.

Em seguida, com as informações coletadas do diagnóstico, é possível realizar a implantação do sistema de gerenciamento de alarmes. A implantação vai desde a instalação da ferramenta na indústria até a parte de treinamento e documentação.

Portanto, neste artigo o nosso objetivo é explicar detalhadamente cada etapa do processo de implantação do sistema de gerenciamento de alarmes. Dessa forma, você terá um maior conhecimento sobre este processo antes mesmo de comprar alguma solução.

 

Pré-diagnóstico do sistema de gerenciamento de alarmes

Conforme explicado, o pré-diagnóstico consiste na etapa de coleta de informações da indústria para que seja definida a metodologia de implantação que melhor se adequa à planta.

Portanto, nesta etapa será realizado um mapeamento da infraestrutura existente. Será analisado desde o sistema de automação, aspectos de rede, bem como a infraestrutura a ser disponibilizada para implantação do sistema de gerenciamento de alarmes.

Especificamente, o que será observado no pré-diagnóstico será:

  • A infraestrutura de automação existente;
  • Como ocorre a geração de dados de alarmes e eventos;
  • Estudo das opções para coleta dos dados de alarmes e eventos
  • A integração entre as ferramentas utilizadas a partir de testes de conectividade;
  • A configuração das mensagens de alarmes a partir da análise dos dados coletados;

 

Você pode estar se perguntando agora como funcionam esses testes de conectividade e a análise dos dados coletados. Vamos explicar agora como funciona esse processo para que se tenha um diagnóstico completo da situação atual da indústria.

No caso da Logique Sistemas, O BR-AlarmExpert utiliza uma uma arquitetura de sistema baseada em serviços para que possa facilmente se adaptar a diversas realidades de infraestrutura de cada local.

Resumidamente, a figura abaixo ilustra os principais serviços de coleta de dados e suas interações para que fique claro como ocorre a comunicação dos dados no BR-AlarmExpert propostos para a comunicação com a infraestrutura existente na fábrica.

Implantação do sistema de gerenciamento de alarmes

 

  • Alarm-collector – É o serviço especializado em realizar a comunicação direta com o sistema de automação existente. Ele realizará a coleta em tempo real dos alarmes e eventos disponibilizados pelas interfaces do sistema de automação do cliente. Após receber os dados o alarm-collector armazena em um buffer local persistente (em disco) e em seguida envia os dados para o alarm-archiver. Diferentes tipos de protocolos podem ser utilizados para coleta dos dados. Assim, existem serviços específicos para cada protocolo/forma de coleta de dados.

 

 

  • Alarm-archiver – É o serviço especializado em receber os dados do alarm-collector para armazenamento em banco de dados histórico de alarmes. Além disso, o alarm-archiver realiza a transformação dos dados de forma a extrair o máximo de informação pertinente dos dados coletados. Essa transformação será melhor explicada na parte de preparação das regras na implantação.

 

 

  • Alarm-processor – Permite a consulta dos dados pelo BR-AlarmExpert. Além disso, possui a função de realizar o processamento dos dados de alarmes e eventos de forma a pré-classificar e segregar os dados, otimizando as pesquisas principalmente sobre longos períodos de tempo.

 

Após o armazenamento e processamento dos dados de alarmes, estes ficam completamente disponíveis para consultas e relatórios pelo sistema.

O BR-AlarmExpert utiliza arquitetura web, ou seja, é um sistema acessado através de um browser como um site. Para isso, possui um servidor central web para a disponibilização do sistema que é compatível com qualquer browser do mercado.

Implantação do sistema de gerenciamento de alarmes

Portanto, a partir deste processo de análise e testes de conectividade, coletam-se várias informações importantes. As informações coletadas servirão como base para a metodologia de implementação, a qual varia de acordo com as características de cada indústria.

 

Implantação do sistema de gerenciamento de alarmes

Após o aceite do projeto por parte da indústria, a primeira etapa de implementação é uma reunião de kick-off. A partir dos dados extraídos do pré-diagnóstico, será apresentado o projeto, o cronograma planejado e será colhido feedbacks acerca da execução do projeto.

Depois da reunião, se dará início a implantação o sistema de gerenciamento de alarmes (BR-AlarmExpert). É importante que seja fornecido à equipe técnica de instalação todas as informações necessários para comunicação e acesso à infraestrutura local.

A implantação pode ser dividida em fases para facilitar seu gerenciamento. A seguir serão detalhados cada fase especificando sua atividade e o que se espera alcançar ao fim da fase.

 

Teste de comunicação

Nesta fase será realizado testes de conectividade com a planta para validar a integração entre as ferramentas. Além disso, será coletado uma amostra de aproximadamente 24h com os dados de alarmes e eventos para que se conheçam as mensagens de alarmes existentes para subsidiar a etapa de configuração das regras de transformação dos dados.

 

Instalação das ferramentas

Uma vez realizado o teste de comunicação, as ferramentas podem ser então instaladas em suas respectivas máquinas. Ao final, espera-se que toda pilha de comunicação, processamento, armazenamento e visualização esteja instalada e funcional.  

 

Preparação das regras

Lembra-se do alarm-archiver, onde explicamos que ele faz uma transformação dos dados em informações mais fáceis de serem interpretadas? É nesta etapa, em que após todas as ferramentas terem sido instaladas é hora de iniciar a configuração das regras.

Para melhor entendimento do que se objetiva nesta etapa, imagine que exista um padrão de nomenclatura de tags como o seguinte: todos os tags com prefixo numérico 010 são correspondentes ao “Alto Forno 01” e os tags com prefixo numérico 020 são correspondentes ao “Alto Forno 02”.

Assim, a tag, FIC-010383 corresponde ao “Alto forno 01” e o tag FIC-02037 ao “Alto forno 02”. Mesmo que a informação do Alto Forno não esteja explícita em um atributo do alarme, é importante, neste momento, deixá-la explícita aos usuários do BR-AlarmExpert para facilitar a extração dos relatórios.  

Ao final desta etapa, espera-se que os dados estejam corretamente interpretados e que o máximo de informação tenha sido extraído para facilitar as futuras análises.  

 

Configuração dos relatórios

Após o sistema estar plenamente implantado é o momento de iniciar a configuração conforme necessidade do cliente. Neste ponto é importante a participação próxima da equipe local para detalhar os tipos de relatórios a serem acompanhados, formato e sua periodicidade.  

Com essas informações, o sistema de gerenciamento de alarmes será configurado de forma que todas as informações estejam facilmente acessíveis e de acordo com a necessidade do cliente.

Em resumo, nesta etapa serão criados relatórios periódicos a serem enviados por e-mails, dashboards de acompanhamento em tempo real, tabela de indicadores, e diversos relatórios de acompanhamento.  

Ao final desta etapa o BR-AlarmExpert já estará plenamente funcional e configurado de acordo com as necessidades da indústria.  

 

Comissionamento

Com o término da configuração e implantação do sistema de gerenciamento de alarmes, agora é a etapa de validação. Nesta fase, deve-se assegurar que a configuração está de acordo com o que foi requisitado pelo cliente.

É nessa etapa onde, normalmente são gerados dados de alarmes e eventos de maneira intencional como forma a verificar se estes dados foram corretamente coletados e interpretados pela ferramenta durante todo seu ciclo de vida.

Portanto, neste momento será onde a equipe local da indústria fará testes da ferramenta para validação de suas necessidades. A manutenção da ferramenta será realizada a partir dos feedbacks entregues pela equipe do cliente.

Ao final desta etapa espera-se ter um sistema implantado e validado pelo cliente pronto para entrar em operação.

 

Treinamento

Após implantação e comissionamento será então realizado o treinamento dos usuários e demais colaboradores que tenham interesse em ter entendimento da solução implantada.  

O treinamento tem o objetivo de preparar os usuários da ferramenta para utilizá-la adequadamente.

Neste momento, espera-se que os usuários consigam absorver a essência de funcionamento do sistema para que possam extrair quaisquer informações que queiram sob a base de dados de alarmes e eventos.

 

Documentação

Por fim, nesta etapa será documentada todas atividades executadas durante o período do projeto. Dessa forma, a equipe local terá um registro para consultas futuras.

Será entregue, por parte da Logique Sistemas, o documento de “As-Built” que tem o objetivo de registrar todo o processo realizado durante a implantação, configuração e comissionamento da ferramenta.

O As-Built deve ser detalhado de tal forma que seja possível reproduzir todo o processo de implantação do sistema de gerenciamento de alarmes através desta documentação. Além disso, serão entregue os seguintes documentos complementares, como:

  • Manual do BR-AlarmExpert
  • Guia do usuário
  • Guia de instalação dos módulos

 

Suporte

O processo de implantação do sistema de gerenciamento de alarmes como um todo termina na documentação. Porém, além da implantação, a Logique Sistemas, fornece todo o suporte e garantia durante todo o uso da ferramenta.

Dessa forma, a indústria pode contatar nossa equipe técnica para tirar suas dúvidas, sugerir melhorias, reportar problemas ou quaisquer outros assuntos.

Além do suporte, também será disponibilizado novas versões da ferramenta deixando à disposição da indústria para atualização, caso julgue necessário.

 

Pronto para implantar um sistema de gerenciamento de alarmes na sua indústria?

Conseguiu entender como funciona o processo? Esperamos que com este artigo tenha sido possível tornar muito mais claro para você como ocorre a implantação do sistema de gerenciamento de alarmes.

A ideia foi apresentar tudo que será feito a partir do momento que a sua indústria sinalizar positivamente adquirir uma nova ferramenta. Dessa forma, você terá mais conhecimento para questionar o fornecedor da solução.

Tem interesse de conhecer na prática como funciona um software de gerenciamento de alarmes? Converse com um dos nossos consultores e solicite acesso a uma demonstração gratuita da ferramenta, totalmente adequada para o cenário da sua empresa.


Tags: Automação Industrial Gerenciamento de Alarmes Processo de Implantação Sistema de gerenciamento de alarmes

Postado por Matheus Romano

Um pouco sobre o autor (a): Graduando em Engenharia Química na UFRN e ex-diretor Comercial e de Marketing na NuTEQ, sou apaixonado por desafios, viagens, músicas e esportes. Atualmente sou responsável pelo processo de Inbound Marketing na Logique Sistemas.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados