+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Historiador de dados: 10 fatores fundamentais para considerar ao adquirir esse tipo de sistema

Historiador de dados: 10 fatores fundamentais para considerar ao adquirir esse tipo de sistema

Entenda como o mercado de historiadores de dados industriais vem sendo revolucionado e como sua indústria pode fazer parte dessa revolução

Quem não gostaria de aperfeiçoar cada vez mais os processos produtivos onde trabalha? No contexto industrial essa é uma das maiores aspirações, afinal a escala dos processos é maior e qualquer diminuição de custo ou prazos já é de grande valia.

Nesse contexto, a necessidade faz aumentar a busca por sistemas que concentrem bancos de dados históricos os dados coletados em variadas fontes.

Criar um repositório central que permita desenvolver inteligência sobre o processo é o ponto chave para alcançar o caminho da felicidade.

Continue lendo e conheça os 10 fatores essenciais e característicos dos historiadores de dados modernos!

O que é um historiador de dados?

O termo historiadores de dados de processo ou PIMS (Plant Information Management Systems) é utilizado para definir as soluções de coleta e armazenamento de dados das mais diversas fontes de informação.

Tais fontes podem ser sistemas SCADA ou CLP’s, por exemplo. Assim, o historiador de dados cria um banco de dados central de forma a permitir uma análise dessas informações e consequentemente um melhor conhecimento de todo o processo.

Isso é possível através de:

  • Eliminação de Ilhas de Informação.
  • Integração de sistemas como ERP, Supply-Chain, etc.. com o chão-de-fábrica.
  • Realização de Cálculos sobre os dados coletados.
  • Disseminação das informações visando a obtenção de indicadores de performance ou eficiência, comparação de lotes de produção, visualização de sinóticos de várias partes da planta simultaneamente, dentre outros.

Que fatores considerar na escolha de um sistema de historiador de dados moderno?

Na hora de adquirir um historiador de dados industriais, não podemos apenas nos preocupar com a parte técnica. Por isso, é importante levar em consideração também questões como acessibilidade a diferentes dispositivos e consequente experiência do usuário.

Confira nossa lista esperta e fique atento a esses atributos!

1. Sistema web acessível de qualquer local

Com o desenvolvimento das plataformas web, os sistemas web ganharam bastante força nos últimos anos motivados pela simplicidade de acesso e manutenção. Sistemas desktops implicam em um custo de manutenção maior, com dificuldade de disseminação.

Além disso, nesse caso a gestão se torna muito mais complexa.  Ou seja: evite sistemas baseados em desktop.

 

2. Segurança de dados

O uso de criptografia e protocolos seguros para transporte é essencial nesse contexto, especialmente no que diz respeito ao tráfego de dados de negócio.

No caso de utilização de nuvem pública, passa a ser um requisito ainda mais importante já que os dados sairão dos limites da companhia

 

3. Arquitetura flexível e horizontalmente escalável

Em observância ao rápido crescimento dos dados de processo a necessidade de armazenamento só cresce. Com base nisso, o sistema deve possuir uma arquitetura flexível para permitir acompanhar este crescimento com baixo investimento.

 

4. Compatível com conceitos de Big data

A capacidade de coletar e processar milhões de registros é imprescindível no atual contexto de geração de enormes quantidade de informações. Assim como o item anterior ressalta.

O sistema obrigatoriamente deve ser preparado para processar e coletar dados em volumes extremamente grandes. Além disso, utilizar arquitetura distribuída para processar tais dados.

Evite sistemas de arquiteturas centralizadas. Estes certamente podem se tornar um limitador de crescimento no futuro.

 

5. API web aberta para facilitar integração com outras aplicações

É de grande importância que o sistema disponibilize os dados de forma aberta para que outras aplicações de seu negócio possa se beneficiar destes dados.

Como complemento, este deve funcionar como um hub de dados onde diversas aplicações possam fazer uso destes dados para propósitos específicos.

 

6. Implantado em nuvem (privada ou pública) e com modelo de negócio flexível por espaço e não por quantidade de tags

O sistema deve possuir facilidades para implantação em arquiteturas de nuvem.

A infraestrutura em uso do sistema deve acompanhar a demanda e não ser dimensionada para um pior caso. Assim, é possível uso racional e compartilhado do recurso computacional.

 

7. Organização hierárquica de tags em pastas para facilitar organização dos dados

A organização é a chave aqui para localizar dados e permitir alcançar voos mais altos. O historiador deve permitir que os dados reproduzam a organização física dos dados para que usuários e até sistemas automáticos tenha facilidade de uso e integração.

 

8.  Compatível com dispositivos móveis.

Dados do IBGE mostram que cerca de 69% da população brasileira hoje tem acesso à internet por dispositivos móveis como smartphones.

Dessa forma, represar esta demanda pode ser um risco muito alto a ser tomado nos dias de hoje. Os dados precisam estar na palma da mão para decisões rápidas.

historiador de dados

 

9. Possuir tipos de dados complexos: matrizes, vetores, imagens, etc.

O historiador deve conseguir armazenar e representar os dados assim como são gerados na fonte. Evite historiadores com tipos de dados muito brutos.

Em vez disso, dê preferência àqueles que possuem tipos complexos que faça sentido para seu negócio.

 

10. Alta eficiência de armazenamento (Evite PIMS baseado em bancos relacionais)

Sistemas historiadores normalmente possuem tecnologia própria de armazenamento.

Evite sistemas que utilizam bancos de dados relacionais que não foram desenvolvidos para este fim.

Estes bancos possuem características que não se encaixam nas necessidades de um historiador e por isso tendem ser ineficientes.

Gastam mais espaço e tendem a degradar o desempenho muito rapidamente. Em alguns cenários seu uso e administração se tornam bastante complexos.  

Se você tem problemas de coleta e armazenamento de dados em banco de dados históricos e deseja otimizar seus processos nesse sentido, está na hora de pensar em um historiador de dados eficiente!

Confira agora mesmo um conteúdo sobre o nosso sistema especializado em coleta, armazenamento e melhor aproveitamento de dados em séries temporais, o BR-PlantHistorian!

Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato comigo pelo debora.silva@logiquesistemas.com.br. Terei o maior prazer em te ajudar!

 


Postado por Débora Silva

Um pouco sobre o autor (a): Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFRN e uma grande amante da cultura hip hop. Atualmente sou responsável pelo Inbound Marketing da Logique Sistemas.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados