+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Descubra o que é Business Intelligence e como isso pode revolucionar sua indústria

Descubra o que é Business Intelligence e como isso pode revolucionar sua indústria

Saiba porque as grandes empresas apostam nesta tecnologia para inovar nos seus processos

Business Intelligence (“Inteligência Empresarial”) já tinha o seu cerne pensado desde o período anterior à cristo, pelos chineses. No livro A arte da guerra, o autor Sun Tzu apresenta algumas estratégias de guerra que até hoje influenciam no mundo empresarial.

Um dos ensinamentos fala que:

para suceder na guerra, a pessoa deve deter todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes, além de todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. A falta deste conhecimento pode resultar na derrota.

E qual a relação com o business intelligence? Atualmente com a quantidade de informação absurda que é gerada diariamente, você acredita que possui conhecimento total sobre ela? Pode ser tanto do seu negócio, quanto de terceiros.

As grandes indústrias estão apostando em tecnologias para terem maior conhecimento das informações e atingirem o próximo nível. São tecnologias interligadas como business intelligence, indústria 4.0, IIoT e big data analytics.

Nesse artigo, vamos apresentar mais sobre o que é esse business intelligence (BI) e como ele pode ser explorado na sua empresa. Aqui você verá os seguintes tópicos sobre BI:

  • O que é?
  • Como funciona?
  • Importância
  • Benefícios
  • Exemplo real em indústrias

 

O que é Business Intelligence?

Como definição, podemos dizer que o termo Business Intelligence se refere à quaisquer tecnologias, aplicações e práticas que envolva coleta, integração, análise e apresentação de dados/informações empresariais.

O propósito é auxiliar em melhores tomadas de decisões pelos líderes da empresa.

 

Como funciona o processo

Sabendo melhor o que é, vamos entender o processo. A primeira etapa de um processo de BI consiste na captura de dados brutos. Esses dados podem vir de diferentes fontes e a tecnologia de BI permite integrar toda essa informação em um único lugar.

A integração é a chave do sucesso de uma atividade de um processo de BI. É importante que haja variedade e volume de dados para que insights resultantes do cruzamento desses dados possam ser possíveis.

Com todos esses dados armazenados em um único lugar, é possível fazer uma análise completa para ter informações mais precisas.

É como lapidar um diamante bruto ou fazer um filtro. Você transforma uma grande massa de dados com pouca utilidade, quando separadas, em insights valiosos para seu negócio.

Esses insights são apresentados para você através de relatórios, dashboards e outras formas de apresentação. Com isso, você tem agora em mãos informações nunca antes imaginadas que podem levar sua indústria para um nível elevado.

É essencial que o BI consiga transformar esses dados em informação. E muitas vezes mudar a maneira como enxergamos os dados é suficiente para um novo entendimento do negócio.

business intelligence

Portanto, para uma melhor compreensão dos dados, é necessário que a parte de visualização seja bem elaborada. Para isso, ter dashboards que consigam sintetizar toda a informação em um único lugar inspira novos insights valiosos.

 

Importância do Business Intelligence

Entendendo o processo de BI, qual seria a importância dele para minha indústria?

1- A importância simplesmente por automatizar um processo. Caso fosse realizado por capacidades humanas, seria impossível interpretar milhares de dados gerados diariamente.

 

2- Integração de dados de diferentes fontes em um único lugar, facilitando o acesso.

 

3- Ter uma visão completamente nova da sua empresa. Agora você possui acesso a dados que você jamais imaginou ter e poderá tomar decisões em cima disso.

 

4- Permite ter uma visão histórica, atual e preditiva das operações do negócio. O banco de dados armazena as informações, os relatórios promovem uma visão atual e a partir deles você pode tentar prever o futuro.

 

Benefícios

Mesmo sabendo o processo e entendendo a importância do business intelligence, nós queremos saber de fato como isso pode trazer um retorno financeiro para nossa empresa, não é verdade?

Pensando nisso, vamos listar agora como a aplicação dessa tecnologia pode impactar financeiramente seu negócio:

1- Analisar uma grande quantidade de dados permite que você tome decisões mais precisas para o seu negócio. Com maior assertividade maior a probabilidade de ter um bom retorno.

 

2- Aumenta a eficiência operacional dos processos. Com a extração de dados automatizada, permite que as pessoas foquem mais na execução.

 

3- Permite alcançar novas áreas antes não explorada pela empresa, visto que agora se tem acesso a dados que nem se imaginava existir. Aumenta a probabilidade de inovação.

 

4- Tendo uma visão atual precisa, permite prever os resultados futuro com maior precisão. Dessa forma, é possível alocar os esforços corretos para determinado projeto, aumentando as chances de sucesso.

 

business intelligence

Exemplo real de business intelligence nas indústrias

Um exemplo real de business intelligence nas indústrias é um software de gerenciamento de alarmes. Nas indústrias é muito comum ter vários alarmes para sinalizar possíveis anormalidades nos processos.

Essa quantidade é tão grande que são sinalizados milhares de alarmes diariamente, dependendo do tamanho da indústria. Dar conta de toda essa carga manualmente é praticamente impossível para a capacidade humana.

Por isso, o software consegue capturar toda essa informação das diferentes plantas industriais, armazenar em um único banco de dados, analisar e apresentar insights valiosos em formas de relatório e dashboards.

É possível ver o comportamento em função do tempo (mensal, semanal, etc…), quais alarmes sinalizam com mais frequência, se ocorre avalanche de alarmes (quando a taxa de alarmes é maior do que a capacidade gerenciável) e diversas outras informações.

Conforme vimos na seção sobre o que é business intelligence, um ótimo software deve coletar, integrar, analisar e apresentar dados/informações do negócio.

 

Conclusão

Por fim, chegamos ao fim do artigo. Esperamos com ele que você tenha uma melhor compreensão sobre o que é o business intelligence e como ele pode atuar na sua empresa.

Grandes empresas já aproveitam esses dados para atuar em novas áreas, inovar e se diferenciar no mercado. Além disso, também se beneficiam da eficiência operacional que automatizar um processo pode oferecer.

Fico completamente disponível para tirar qualquer dúvida através do matheus.romano@logiquesistemas.com.br. Ficarei muito feliz em ajudar!

Se você acredita que algum colega iria adorar ler esse conteúdo, compartilhe com ele e nas redes sociais!


Tags: Automação Industrial Big data analytics Business Intelligence IIoT Indústria 4.0 Internet Industrial das Coisas Otimização de Processos Tecnologia da Informação Tecnologias do Futuro

Postado por Matheus Romano

Um pouco sobre o autor (a): Graduando em Engenharia Química na UFRN e ex-diretor Comercial e de Marketing na NuTEQ, sou apaixonado por desafios, viagens, músicas e esportes. Atualmente sou responsável pelo processo de Inbound Marketing na Logique Sistemas.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados