+55 84 3207 1069
Siga-nos
  • Português
  • English

Blog de Automação Industrial da Logique

  • Início
  • Blog
  • Brasil rumo à 4ª Revolução Industrial: Agenda brasileira para Indústria 4.0

Brasil rumo à 4ª Revolução Industrial: Agenda brasileira para Indústria 4.0

Entenda tudo sobre essa nova iniciativa do governo e como as industrias brasileiras podem melhorar seu posicionamento no ranking tecnológico mundial

Em março deste ano o governo brasileiro deu um passo importantíssimo para o futuro, essencialmente no que diz respeito à evolução do setor industrial. Foi lançada a Agenda brasileira para a Indústria 4.0.

Continue lendo e entenda mais sobre essa iniciativa e como ela pode impactar a sua indústria!

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) encabeçaram a iniciativa e contam também com os Ministérios do Trabalho e da Educação.

A agenda mostra que o Brasil resolveu enfrentar os desafios junto ao cenário mundial e promete medidas de grande auxílio ao setor produtivo.

O conjunto de medidas previstas na agenda se direcionam em especial às pequenas e médias indústrias.

Dentre as ações previstas estão a própria difusão do novo conceito de Indústria 4.0, disponibilização de linhas crédito mais acessíveis, para que indústrias de todos os portes possam investir na adoção ou geração de novas tecnologias, alíquota zero para a importação de robôs, capacitação profissional, e muitas outras.

Estas foram divididas em etapas a serem seguidas nessa jornada:

  • Sensibilização
  • Avaliação e oportunidade de negócio
  • Fábricas do futuro
  • Financiamento
  • Mercado de trabalho
  • Comércio internacional
  • Revisão de normas

No total, serão cerca de R$ 9,1 bilhões investidos no projeto inteiro e prevê amplo apoio ao empresário brasileiro que pretende seguir a transformação tecnológica que já é comentada em todo o mundo.

“A indústria 4.0 deve mobilizar imediatamente nosso setor produtivo. O futuro da economia brasileira necessariamente passa por essa nova Revolução Industrial. A sociedade e todas as esferas do poder público também precisam estar preparadas para esse novo tempo. Precisamos de um esforço conjunto, que posicione o Brasil estrategicamente nesse contexto global”

– Guto Ferreira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial  (ABDI).

Industria 4.0 dados

Dados disponibilizados no site da agenda para mostrar a importância da iniciativa

De acordo com Relatório “Readiness for the Future of Production Report 2018” (WEF), com dados divulgados no próprio site da Agenda, o Brasil se encontra na 41ª posição quando se fala em estrutura de produção. Assim também, na 47ª posição nos vetores de produção da indústria. Destaca-se nesse sentido, o significativo atraso tecnológico do setor industrial no país quando comparado ao restante do mundo. Porém, o governo mostra-se confiante e enfatiza o potencial de melhoria da posição do Brasil nesse ranking, principalmente com a ajuda dessa iniciativa.

Fonte: http://www.mdic.gov.br

Confira nossos textos sobre Indústria 4.0 e continue aprendendo sobre o tema clicando aqui.

Por fim, você pode conferir toda a Agenda em detalhes e entender mais sobre o que está incluso nela clicando aqui.

Espero que esta notícia tenha despertado seu entusiasmo tanto quanto despertou o meu! Compartilhe com os amigos e não deixe de ler os nossos próximos conteúdos aqui no nosso blog.

Qualquer dúvida não hesite em me contatar no debora.silva@logiquesistemas.com.br , ficarei feliz em poder te ajudar!

 


Postado por Débora Silva

Um pouco sobre o autor (a): Publicitária, grande apaixonada pela cultura hip hop e analista do processo de Inbound Marketing da Logique Sistemas.


Postagens relacionadas


Receba o nosso feed

Fique por dentro das novidades

Prometemos não enviar spam.
© 2016. «Logique Sistemas». Todos os direitos reservados